terça-feira, janeiro 24, 2017

[ RESENHA ] - O QUE HÁ DE ESTRANHO EM MIM, GAYLE FORMAN


Oi, oi, amores!!! Hoje trago para vocês a resenha do livro O que há de estranho em mim, confiram a sinopse:

Ao internar a filha numa clínica, o pai de Brit acredita que está ajudando a menina, mas a verdade é que o lugar só lhe faz mal. Aos 16 anos, ela se vê diante de um duvidoso método de terapia, que inclui xingar as outras jovens e dedurar as infrações alheias para ganhar a liberdade. Sem saber em quem confiar e determinada a não cooperar com os conselheiros, Brit se isola. Mas não fica sozinha por muito tempo. Logo outras garotas se unem a ela na resistência àquele modo de vida hostil. V, Bebe, Martha e Cassie se tornam seu oásis em meio ao deserto de opressão. Juntas, as cinco amigas vão em busca de uma forma de desafiar o sistema, mostrar ao mundo que não têm nada de desajustadas e dar fim ao suplício de viver numa instituição que as enlouquece.

RESENHA: 
Brit é uma jovem de 16 anos que "perdeu" sua mãe e vive com seu pai, sua madrasta e seu novo meio irmãozinho, toca numa banda de rock, tem partes de seu cabelo rosa e vive tocando em bares com sua galera. Porém, seu pai não está satisfeito com seu comportamento, e então a manda para um reformatório comportamental achando que lá Brit irá aprender a ser uma pessoa melhor (quando na verdade não havia nada de errado com ela), e superar os problemas que seu pai acha que ela tem. O que seu pai não sabe é do que se trata realmente o reformatório Red Rock.

Ao ser internada, Brit precisa saber enfrentar e digerir tudo o que rola lá dentro, Red Rock não é uma escola comportamental, e sim uma "prisão"; A alimentação é totalmente precária, elas não podem fazer amizades lá dentro, são vigiadas constantemente, e possuem seções obrigatória do que eles chamam de terapias onde são obrigadas a denegrir umas as outras como forma de "ajudar na superação", julgar umas as outras pelos seus supostos erros (tentativas de suicídio, problemas com drogas, depressão, algum tipo de perda, vício, etc...); entretanto, Brit não se conforma com a fachada que é a Red Rock: por fora um colégio comportamental e por dentro uma completa prisão dolorosa. E então ela faz amizade com 4 meninas que também não se conformam como tudo é feito ali dentro, e com isso, elas vão fazer de tudo para poder mostrar pra quem está do lado de fora o que realmente é a Red Rock.

Bom, confesso que de certa forma essa leitura me surpreendeu (pois eu particularmente me decepcionei com os últimos livros da autora), me fez parar e refletir sobre qual era realmente o objetivo dessa ficção de Gayle, e O Que Há De Estranho Em Mim aborda um assunto realmente muito oculto nos dias de hoje: os reformatórios comportamentais. Muitas das meninas internadas ali, realmente precisavam de ajuda, porém a maioria eram apenas diferentes do que seus pais esperavam: algumas tocavam em uma banda de rock, outras eram homossexuais, outras possuíam tatuagens e outras se sentiam bem consigo mesmas vestindo um manequim 44, entretanto não são aceitas por seus pais dessa forma, não são como seus pais esperassem que fossem. E o que mais me fez refletir nessa leitura é que nos dias de hoje isso é real, muitos dos pais não aceitam seus filhos como eles realmente são, e acham que tem algum problema com eles e procuram todo tipo de ajuda, quando na verdade tudo que eles precisavam era apenas do apoio de seus pais, do amor de seus pais, e não serem enviados para um reformatório onde são julgados mais ainda por aquilo que as pessoas julgam ser errado. E Gayle nessa escrita nos faz refletir sobre o que a sociedade julga ser certo ou errado; em alguns momentos da leitura eu me senti completamente indignada com a forma que elas eram julgadas por todos ali dentro simplesmente por serem diferentes, e inconformada com a posição de alguns pais por acharem que estavam fazendo a coisa certa.

Essa foi uma leitura totalmente reflexiva, e que eu super indico para vocês, foi uma leitura que mudou meu ponto de vista em muitos aspectos, que me fez ver algumas coisas com outros olhos, e além de tudo isso, o livro tem um romance super fraquinho! Confesso que o livro tem diversos pontos negativos: a narrativa é super fraca, a falta de drama, de mais emoção na história, dentre diversas outras coisas; porém como eu disse, eu já não esperava muito da autora, mas é uma leitura super envolvente e reflexiva, flui de uma forma que quando você vai ver já terminou, e eu não esperava muito deste livro, mas de certa forma Gayle me envolveu e me surpreendeu por ter abordado esse tema super tabu nos dias de hoje, adorei ter lido este livro e indico a vocês!

Espero que gostem, amores! Um beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Beco das Leitoras

Tema Base por Butlariz