quarta-feira, agosto 31, 2016

[ Resenha ]: Mulheres que não sabem chorar


 
Mulheres que não sabem Chorar
     Autora: Lilian Farias  
      Editora: Giz
      Páginas: 200 
      Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso.  Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas?  Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora crua, ora poética, a trama nos obriga a enfrentar o espelho e se ver como nunca imaginou antes. Pois ao mergulhar neste romance, o que fará você pensar não é a forma como vê o amor, mas sim a forma com que ele se volta em sua direção. Esteja preparado.

Mulheres que não sabem chorar para mim foi uma leitura totalmente diferente das outras, sem dúvidas essa foi a melhor leitura que fiz no ano, fazer esta resenha está sendo difícil, pois eu não tenho palavras certas para descrever este livro, não tenho palavras para dizer o quão sensacional e incrível ele é!
Mas, vamos lá!

"Não concordo com a ideia de que nascemos prontos. Nascemos dispostos a aprender todos os dias. Depois reaprender para saber que não sabermos de nada."

O livro é narrado em terceira pessoa, o qual conta a história da vida de algumas mulheres, dentre elas Olga e Marisa.

Marisa, uma mulher na faixa dos seus 50 anos, vive de uma floricultura, a sua floricultura. Vinda de uma família a qual nunca lhe deram atenção, viúva e mãe de dois filhos, os quais ela cria sozinha. Marisa tem uma personalidade forte, fria, fazendo seus filhos estudarem sempre e tirarem boas notas, odeia ver seus funcionários fazendo corpo mole, e ama ver sua vizinha Olga sofrer humilhações diante de todos. E, agora com seus filhos a caminho de um intercâmbio, Marisa se vê sozinha, aliás, não tão sozinha, mas sim com seu melhor companheiro de vida: O cigarro.

''Marisa privou-se de sentir e tentou compreender o incompreendível, e murchou mais que floresceu. Ela amava as flores, mas as incompreendia na essência, julgava demais, tinha verdades demais, o tempo era uno e foi incapaz de refletir sobre as realidades que a cercava.''  

Olga, diferente de Marisa, é uma mulher totalmente derrotada. Desde muito nova, Olga se viu presa à um mundo totalmente derrotado, à um vício irresistível para ela: A bebida. E seu marido, cansado de ver sua esposa a cada dia mais se afundar em seu vício, vai embora, e junto dele, leva a única filha do casal, já que nenhum juiz daria a guarda para uma mulher no estado a qual Olga estava. Seus amigos, envergonhados e cansados de seus roubos, de suas vergonhas em público, das situações que Olga os faziam passar, se afastaram da mesma, todos. Olga perdeu tudo, seu carro, seus amigos, seu marido, sua filha, e os pertences que lhe sobrara ela vendia para poder tomar mais um drinque, tudo era motivo para mais um copo. Até que Olga se vê diante da morte de sua filha, de sua tão querida filha a qual ela nunca conseguiu dar atenção por conta de seu vício terrível, que lhe faz um único pedido antes de morrer: Que a mãe prometa que irá parar de beber. E, agora, Olga luta para tentar cumprir com sua promessa, que não foi nada fácil prometer. 


Marisa e Olga são vizinhas a exatos vinte anos, vinte anos a qual elas brigam por tudo. Marisa despreza tanto Olga que não consegue nem sequer tentar ser gentil com a mesma, parecem até que são mais felizes brigando. Ela faz de tudo para acabar com Olga, desde humilha-la diante de todos, até os mínimos detalhes para infernizar a vida de Olga. Até que uma noite, algo acontece com Olga, e Marisa se vê diante de duas opções: Deixar seu desprezo de lado e ajudar à sua vizinha, ou deixa-la mais uma vez ser destruída. Marisa, com muitas dúvidas, opta por deixar seu desprezo de lado e ajuda-la, onde ela abriga Olga em sua casa durante 5 dias, os quais são suficientes para transformar todo ódio que uma sente pela outra, em amor. Um amor tão intenso e profundo, que nem as duas conseguem explicar, e esse amor entre elas é o que irá cura-las de uma vida tão sofrida e destruída. 

"Numa sociedade, dentro do nivel de racionalidade, falamos de amor e, ao mesmo tempo, negamos as expressões amorosas em todos os lugares."
E também tem Ana, uma mulher fechada para o mundo, fechada para seus sentimentos, e sem perceber, acaba se afastando de todos que tentam se aproximar. Apaixonada por Verônica, que trabalha como caixa do banco a qual Ana sempre frequenta, mas que já é casada com outra mulher, o que deixa Ana ainda mais confusa sobre si mesma e sobre seus sentimentos. O que uma mulher linda, decidida de si, totalmente madura, iria querer dela? Uma mulher que só anda com seu macacão largado e vez ou outra passa um batom, uma mulher que só queria esconder sua face. Crua. Ferida. E, escondida de tudo e de todos, vive fugindo de si própria, com medo dos seus sentimentos? Pois é... Então Ana se vê em uma situação quase impossível, fantasia um romance que para ela é quase impossível. 

"Se meus olhos têm dentes, meu nariz é um grande peixe disposto a ir no mais profundo do mar. Minha boca, como ela é linda. Estou com batom vermeleho. É a primeira vez que uso batom vermelho. Minha boca vermelha de sangue. O sangue da vida."


Impactante. Se fosse para defini-lo em apenas uma palavra, seria essa. Essa leitura pra mim foi impactante, eu ainda estou sem palavras para descreve-lo, Llilian sem dúvidas foi super afundo nesse tema, esse foi o primeiro livro LGBT que li, e digo a vocês que não há diferença alguma de outros livros. É um romance como todos, cheio de amor, tão intenso e cheio de sentimentos, simplesmente amor, independente da cor, raça, sexualidade, religião, etc. Nos ensina a ter a nossa verdadeira liberdade, a sermos realmente livres de toda prisão dentro de nós.

"Meu principal plano é ser livre. Presa? Não. Ser livre é um passo de cada vez, inclusive para voar. Se os anos de outrora foram de tortura, quero ressignificar. Transformar dor e angústia em serenidade e sabedoria. Como uma criança que aprende a dar os primeiros passos. Creio que a humildade de aceitar que preciso de ajuda seja o primeiro passo. Sem sarcasmo ou jogo. Viver um dia de cada vez, me libertar do vício de mutilar minha alma."


Lilian neste livro aborda diversos temas, desde o machismo até a ditadura militar, e o interessante, é que Lilian fala do machismo num todo, não só como os homens são machistas, e sim como todas as mulheres também são. Como a sociedade em um TODO, rótula tudo e a todos com seus julgamentos ridículos. 
"Sei que nós mulheres sofremos preconceitos, humilhações, privações e até violências. Mas caso o home não queira perpetuar a ideologia machista, ele sofrerá igual ou mais que a mulher. Por exemplo, caso ele não se importe em casar até os 40, de duas uma, ou é galinha, ou homossexual..."

O final do livro para mim foi surpreendente, eu não esperava me surpreender tanto assim com o final, durante toda a leitura eu levava um tapa na cara com cada lição que cada capítulo me dava, e no final do livro, eu levei uma surra, tive um momento de reflexão sobre tudo o que cada mulher e cada história  representou ali, e que muitas mulheres hoje em dia ainda passam por situações parecidas ou até mesmo piores, mas guardam tudo para si com medo do que as pessoas vão pensar, com medo do que o mundo irá pensar dela, e então elas se escondem dentro das suas próprias feridas, se privando de tudo e de todos, e até mesmo de amar novamente.

''No fundo, nós somos os loucos sociais viciados na verdade absoluta. Olga foi a nossa vítima; alimentamos-nos do sangue e do amor próprio dela. Tornamos-nos vampiros sociais para defender Deus sabe o quê... armamos-nos diariamente contra a própria humanidade, contra nós mesmos.''

Esse livro me fez ver o  mundo de uma maneira diferente, muito diferente. E um diferente bom, me fez querer tentar fazer a diferença nessa sociedade tão preconceituosa, tão rótuladora, se é que essa palavra existe. Me fez querer ajudar a cada uma dessas mulheres de hoje que passam por isso e se escondem, a querer encoraja-las a se expor, se libertar, se esvaziar dessa prisão que vivem, desse cativeiro que elas mesmas criaram dentro de si. Mulheres que não sabem chorar foi o livro que me fez ver o mundo diferente, e, eu o que eu puder fazer para conseguir torna-lo diferente, nem que seja 0,1%, eu farei! Agradeço muito à Lilian por ter me dado a oportunidade de conhecer essa história INCRÍVEL!!


Eu sem dúvidas alguma, indico que todos vocês leiam, que divulguem, e que nós, mulheres, possamos chorar sempre, mas chorar de alívio, chorar para se libertar, que venhamos chorar!!!!!

NOTA: 5/5 

Alguns trechos do livro: 


''A sensação de liberdade transcendia a própria fluidez, e encontraram os lábios sedentos uma da outra, suas respirações não ofegavam, estavam retidas, talvez para parar o tempo; talvez para não saberem o que era aquilo; talvez para esquecer quem eram; talvez para aprenderem a respirar.''


''Sem destino ou camuflagem, ela era uno. Mesmo sabendo que se tornou uma pedra, pouco se importava e seguia o caminho do vício deliberadamente. Nos poucos, raros momentos de sobriedade, cuidava de um pequeno jardim na frente da casa que ela intitulou de ''As flores não morrem.'' '' 

''Um encontro com o espelho não é fácil, mas nos ensina a chorar.''
''E essa é a busca de se encontrar, de se permitir, de se entender, de buscar ser amado para dar sentido a vida.''

12 comentários:

  1. TÇo doida para ler esse livro, acho que retratar um pouco da mulher de uma forma tão humana é algo bem necessário ultimamente.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. esse livro é realmente arrebatador... a primeira vez que li foi como se tivesse levado um soco no estômago... e a escrita de Lili é incrível, perfeita... fico muito feliz que vc tenha apreciado a obra :D
    bjs...

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu li esse livro esse ano e achei ele maravilhoso e muito bem escrito, cheio de reflexões, um livro que nos surpreende a cada pagina, adorei ler e adorei sua resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oiiii lindinha, como vai?
    Ainda não tive oportunidade de realizar a leitura desse livro e confesso que fiquei completamente apaixonada pela sua resenha e dica super anotada <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem?
    Não conhecia o livro. A sinopse me chamou a atenção, mas foi sua resenha que me encantou. Estou muito curiosa para ler o livro. Dica anotada!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro e achei muito interessante, apesar de falar de temas muito importantes e deve ser de uma profundidade incrível, fiquei morrendo de curiosidade em fazer essa leitura e mal posso esperar para começar.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. É um livro bem intenso né, já tinha lido outras resenhas que destacam pontos positivos da obra. Em breve quero conhecer esse livro. Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Todas a resenhas que leio desse livro ressaltam a qualidade da obra. Lilian é uma pessoa incrível, não poderia escrever de forma diferente. Sempre muito engajado com as causas sociais. Quero muito lê-lo, mas ainda não tive oportunidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Estou com duas frustrações, uma por não ter lido ai da este livro é outra por não ter conhecido a autora na bienal :(
    Não vi nenhuma resenha negativa deste livro ainda, o que não me espanta, pois dos textos que conheço da Lilian não seria de outra maneira.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  10. Eu estou louca neste livro, assim que puder vou solicitar para ba Giz editorial!
    Só vi resenhas positivas e o tema =é muito interessante!
    Otima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, sempre vejo maravilhas a respeito dessa obra, conheço a autora pelo blog o qual ela escreve e gosto bastante do seu trabalho...quero muito conferir também!

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Eu achei essa capa maravilhosa e agora a premissa me cativou tanto quanto essa capa. Amei a história e a resenha, tenho certeza que é um livro do qual irei gostar.
    Beijos, Mia

    miaestanteliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir

Beco das Leitoras

Tema Base por Butlariz