quinta-feira, janeiro 05, 2017

[ RESENHA ] - JANE AUSTEN



Oi, amores! Estive fora durante um tempo pois estava sem tempo, mas prometo que estarei atualizando o blog com novas resenhas e novidades para vocês. E para hoje temos a resenha desse livro maravilhoso, como o nome já diz, da clássica Jane Austen, 
Nunca tinha lido nada dela, e pude ter essa oportunidade graças à nossa parceira Editora Martin Claret. Vamos à resenha!!!!
Bom, o livro é composto por 3 livros em um: Mansfield Park, Emma e A Abadia De Northanger. 

Mansfield Park:
Mansfield Park é o romance que marca a maturidade de Jane Austen. 
Nessa obra vamos conhecer Fanny Price, que é a personagem principal, Fanny tem 12 anos, é uma menina sensível e tímida que precisou ir morar com seus tios que são ricos em Mansfield Park, pois sua mãe não tinha condições de criar 9 filhos da maneira mais apropriada. 
Porém, onde Fanny vai morar, na mansão de seus tios, nem tudo são flores, suas primas Maria e Júlia são típicas meninas mimadas, fazem de tudo um pouco, e Fanny é apena uma menina inteligente e super estudiosa, e mediante a tantas habilidades Maria e Julia acabam deixando sua humildade de lado e com isso em diversos momentos acabam inferiorizando e humilhando sua prima. 

Com o passar dos dias, Fanny se aproxima de seu primo Edmund, o único entre seus primos que não é "mesquinho" e que compartilha de sua paixão por livros, por quem ela cultivará um grande sentimento. 

Com o passar do tempo Fanny se torna uma grande mulher e passa a despertar interesses de alguns rapazes ao seu redor, e com a chegada da família Crawford Henry Crawford se sente atraído por ela, e seu tio, sabendo do interesse de Henry em Fanny, ele se adianta e promove um encontro eles alegando que o rapaz é um ótimo partido para ela e que ela não pode perder essa oportunidade, entretanto, Fanny não aceita essa atitude de seu tio e demonstra certo desprezo por Henry, o que causa conflitos com seus tios pela falta de interesse de Fanny no rapaz.

Bom, a escrita de Jane Austen como era de se esperar, é maravilhosa, ela utiliza ironias para construir críticas em suas narrativas, deixando a leitura totalmente rica e envolvente. Jane desenvolve um núcleo de personagens super interessantes, com diversas características e diferentes jeitos, porém que se assemelham por suas identidades muito bem trabalhadas e construídas na trama. De todos os 3, esse particularmente foi o melhor de todos!
…………………………………………………………………………………
Emma:
Emma conta a história de Emma Woodhouse, uma jovem rica que vive com seu pai, e aparentemente esnobe que pretende nunca se casar, leva sua vida feliz e tranquila vivendo ao lado de seu pai, o que segundo ela, é o suficiente, entretanto, Emma ama ver os outros felizes, ela percebeu que tem um certo 'dom' de ser juntar novos casais, então tem como hobbie ser "casamenteira/cúpido". Emma nunca se apaixonou e isso para ela não é considerado um problema, aliás, se apaixonar só dá problemas, né!? 
Assim que sua amiga e governanta se casa, Emma se sente sozinha, é claro que ela fica feliz que sua amiga finalmente encontrou um rapaz do qual a fazia feliz, porém, com quem Emma iria agora conversar? Já que Emma nunca foi muito de se relacionar com  ninguém, seja namoro ou seja amizade, quem seria agora sua companheira de todas as horas? 

Até que Emma conhece Harriet Smith, que de certa forma também é sozinha, vive em um internato. Então Emma se vê responsável em arranjar um marido para sua nova amiga, até porque não custa nada, ela que já é conhecida como a "casamenteira" dar uma mãozinha para sua amiga, né!? E na procura por um pretendente para Harriet ela se vê metida em diversas confusões e situações constrangedoras; e sempre pode contar com a ajuda de seu amigo Sr. Knightley, que tenta ajuda-la e aconselhar a amiga sempre, porém que não concorda nem um pouquinho com essa história dela ser "casamenteira". 

Bom, Emma é narrado em 3° pessoa, com uma leitura super leve e que flui bem rápido, porém Emma não superou minhas expectativas, ele não é ruim, de jeito nenhum! Porém só não é tão emocionante tanto quanto as outras duas histórias, achei ele um pouco divertido em certos momentos, e como eu não conhecia a escrita de Jane, de certa forma achei super interessante a forma dela de construir os personagens, as formas de narrativa da Jane, o modo como ela constrói diversos personagens interessantíssimos, com personalidades fortes, nisso eu posso dizer que ela arrasa. Entretanto, Emma não me impressionou tanto assim, pois pelas duas outras obras que li da Jane, em Emma ela poderia ter feito mais! Mas ainda assim, gostei dessa leitura.
…………………………………………………………………………………
A Abadia de Northanger:
A obra conta a história de Catherine Morland, uma moça humilde que deixa sua vida na zona rural para ir passar uma temporada na cidade de Bath, que, diferente de sua cidade, é super badalada e agitada; e lá ela visita museus, bailes, dentre outros pontos "turísticos" da cidade. 
Lá Catherine faz amizade com Isabella Thorpe, da qual ela não se separa mais, vivem passeando pela cidade a todo instante. E logo ela vai conhecendo novas pessoas e criando novos vínculos, o que a faz conhecer cada vez mais a cidade.

Bom, essa obra de Jane também é narrado em 3° pessoa, e é bastante divertida, eu particularmente amei essa obra dela, todos os personagens como todas as obras de Jane, tem uma personalidade única que se assemelham por suas identidades muito bem trabalhadas, Catherine como diz Jane é uma "heroína", ela é totalmente diferente de todas as outras personagens, é super inocente, não vê a maldade nas pessoas, é completamente ingênua, e isso a transforma em uma personagem de certa forma "forte", e como eu disse, eu amei essa obra de Jane, e super indico.
…………………………………………………………………………………
Então, amores. Essa foi uma experiência maravilhosa, adorei poder ter a oportunidade de ler alguma obra da clássica Jane Austen, acabei lendo 3 hahaha. Me apaixonei pela escrita super rica de Jane, super indico para todos vocês! 
Espero que gostem da resenha e sintam também a vontade de ler algo de Jane caso ainda nunca tenham lido. 
COMPRE AQUI 


Um comentário:

  1. Acho que deveria colocar mais foto da edição, para mostrar o diferencial dela.

    ResponderExcluir

Beco das Leitoras

Tema Base por Butlariz